Eu escrevo e te conto o que eu vi

Um blog sobre tudo e sobre nada.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Um gajo deveras apaixonado pelo que faz. Jornalista, magro, pobre e feio. Tio da Carolina e da Gabriela, marido da Viviane. Repórter de esportes e motor, sãopaulino consciente, assessor de imprensa, fanático por automobilismo e esportes de aventura, e também freelancer, porque ninguém é de ferro.

sábado, abril 28, 2007

O Galvão dos pampas

PORTO ALEGRE (bah, que friozinho bão!) - De volta a Porto Alegre. Dia frio, tempo bom, autódromo de Tarumã. Do jeito que gosto. Tive o vôo cancelado na sexta, mas não cheguei nem a pisar no aeroporto. Sábado cedinho embarquei e não tive nenhum tipo de problema. Muito bom, muito bom.
.
Aqui no autódromo - como em quase todos onde tem corrida no fim de semana - tem um narrador oficial, que deixa a galera (??) das arquibancadas informada sobre o nome dos pilotos, das equipes, e em que pé está a corrida.
.
Uma coisa me chamou atenção no nobre falante: a voz dele é igualzinha à do Galvão Bueno.
.
Não só a voz. Os erros também. Beretta virou Bareta, Felipe virou Fábio, Hiar (tônico no A) virou "Híar", fora o Starostik, que cada vez era pronunciado de uma maneira diferente. E nenhuma delas correta.
.
Será que não era o Galvão mesmo?

sexta-feira, abril 27, 2007

Motherf*cker son of a b*tch!!!

SÃO PAULO (chora Itaquera!) - Você acorda uma hora mais cedo porque marcou com o corretor de imóveis de se encontrar com ele às 7h30 em frente a imobiliária.
.
Você, por acordar muito cedo, não consegue comer e fica sem café da manhã e com o estômago meio enjoado. Garoa, venta e faz um pouco de frio. E você espera. E espera. E espera.
.
E espera.
.
Por volta das 8h30, sua paciência se esgota e você vai trabalhar. Afinal, você tem mais o que fazer.
.
Seu telefone toca às 8h45 com o cara dizendo que se atrasou "um pouco", e pedindo desculpas. As veias saltam de sua testa, seus olhos se avermelham. É o ódio aflorando de suas entranhas e um desejo quase sobre-humano de matá-lo a canetadas.
.
Imaginem o quão gentil eu fui com ele e com que impropério eu respondi ao "bom dia" dele.
.
Realmente, eu não sou uma pessoa matinal.

quarta-feira, abril 25, 2007

Planeta Passárgada

MUNDO DA LUA (aqui quem fala é da Terra!) - Vou-me embora para Passárgada porque lá sou amigo do rei! Essa é pra deixar o Pequeno Príncipe com inveja, isolado em lá em B612 perto de seus três vulcões (um deles inativo).
.
Pois é, descobriram um planeta habitável fora do sistema solar, com temperaturas que ficam entre 0ºC e 40ºC. Vai ser, em breve, a minha nova casa. Porque aqui não dá mais. Pára. Chega. C'est fini. È finito. It's over. The end.
.
Parem a Terra que eu quero descer!
.
Como a coisa por aqui está ficando feia e o aluguel muito caro, taí uma ótima alternativa para os próximos anos. Quando a Viação Cometa vai começar a vender passagem pra lá?
.
Primeiro precisam saber se existe vida no Planeta Passárgada. E água também. Mas aí a gente leva um pouco daqui, né? Minha amiga diz que não acredita em ETs. Eu também não. Eles são muito mentirosos, cruzes!
.
Bom, a sucursal da Terra - por assim dizer - tem 1,5 vez o raio do planeta azul e uma massa cinco vezes maior. Pesadinho, não? Passárgada realiza uma órbita completa em 13 dias. Como não ando tendo tempo para mais nada mesmo, seria uma boa que o dia durasse 312 horas. Desde que houvesse siesta de três horas após as 18 refeições diárias, o que daria 54 horas de sono (sobrando 241 horas para a produtividade. Sim, pois em Passárgada há também que se trabalhar, ora pois!) - fora o happy hour. Além do mais, Envelhecer seria um processo bem menos doloroso.
.
Passárgada é meio longinho. Fica a 20,5 anos-luz da Matriz. Situada na constelação de Libra, gira em torno da estrela Gliese 581, pouco menor e menos quente que o solzinho-nosso-de-cada-dia, o que é compensado com uma distância 14 vezes menor.
.
Em breve lá poderiam haver palmeiras onde cantassem o sabiá.
.
Mas as aves - ah, as aves - que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.

terça-feira, abril 24, 2007

Acabou o sobrado

SÃO PAULO (um saco!) - Sim, eu tinha noção do quanto fui sortudo, largo, rabudo em me mudar pra Capital com uma casa já arrumada e habitada. Agora, baubau. Mudar-me-ei.
.
Meu amigo volta pra Gotham City. E não há meios de continuar na casa. Vai ficar mais caro, mesmo rachando com outro camarada. Então, estamos procurando apartamento. Na região do aeroporto (Congonhas). Mas tá caro. Mas não acha. Mas o animal do meu amigo quer ir pro Morumbi, porque trabalha lá. E eu?
.
Bom, sei que depois de encontrar o apê, fechar negócio e fazer a mudança, tudo volta à costumeira tranqüilidade. Mas até achar...
.
Que pé no saco.

quarta-feira, abril 18, 2007

Sob um mar de ferro

SÃO PAULO (oh Chrystal Ball, save us all, tell me life is beautiful) - Pouco mais de um ano depois, este pobre, magro, contente e mequetrefe escriba voltou ao Credicard Hall, em São Paulo, para ver um show. Em março ao ano passado, deixei o que estava fazendo para tomar um puta pé d'água e ver o Oasis, um showzaço.
.
Ontem, fui ver os caras do Keane. Já gostava muito do som. Passei a gostar mais. Muita energia no palco, apesar de não haver guitarras.
.
Fácil para entrar, sem filas, fácil de sair, banheiro tranqüilo, sem fila no bar. Som excelente. E Viviane, a Doce, ouvindo tudo pelo telefone.
.
Só quero ver o valor da minha conta esse mês.

terça-feira, abril 17, 2007

Chega, né?

SÃO PAULO (direto da Terra do Nunca Se Sabe) - Sandy e Junior, quem diria, e até que enfim, anunciaram o fim da dupla. Que nunca foi uma dupla. Era uma voz feminina com um eco cabeludinho-estiloso no fundo.

.
Sandy vai continuar com seus shows de jazz, no que faz muito bem. Uma Norah Jones brasileira, creio eu, pois nunca ouvi o som dela. E não sei se pretendo. Enfim, é o fim. Da dupla. Que é filha do Xororó, e não do Chitãozinho & Xororó, como dizem no Interior.
.
Sempre que vejo algo relativo à agora ex-dupla, me lembro do meu primo Luis Fernando, hoje com 18 anos, que cantava, ao aprender a falar: "o que cê foi fazê no mato, Maria Chiquinha?". acho que ele nem se lembra mais disso. E nem se orgulha.
.
Bom, e acho que agora a Maria Chiquinha foi mesmo pro mato. E o Genaro foi pro brejo.
.
Junior é músico e produtor. Que continue assim. O problema é saber o que o rapaz quer fazer agora da vida. Tomara que não seja cantar em carreira solo.


segunda-feira, abril 16, 2007

Fim de semana em topicozinhos

- Viviane, a Doce, é muito figurinha quando está com dois canecos de chopp dentro da cabeça. Fica com os olhinhos semi-fechados e com o sorrisão escancarado. Encanta-me à beça.
.
- Torneio de tênis do trampo, sábado, no Yacht Club. Lindo, o lugar. Excelente, o rango. Péssimo, eu jogando. Não sei por que insisto.
.
- Domingo de manhã com pizza amanhecida, a Doce dormindo do lado e eu ouvindo o bom e velho "tã-tã-taaaann-tã-tã-taaaaann...". Bom demais.
.
- Zapiando a TV, paro rapidamente. São Paulo 1 x 0 São Caetano. Viviane, a Doce, dormindo, pergunta quando está e diz: "vai ficar 1 a 1 agora", sem olhar para a TV.
.
- Golaço de Richarlyson. Contra.
.
- Muito trampo. A semana vai ser corrida. Com comida, bebida e corrida. Do jeito que gosto.
.
- Comecei neste final de semana uma maratona de finais de semana, graças à Stock Car e à Fórmula 3. No próximo, Stock; depois, F-3; depois Stock de novo.
.
- Isso quer dizer que só voltarei à Gotham City no Dia das Mães, 13 de maio. E no final de semana seguinte. Porque depois começa tuuuuudo de novo... E vai ser junho inteirinho.
.
- Já disse que amo o que faço?

quarta-feira, abril 11, 2007

Sono!

Puseram alguma coisa no meu terceiro prato de feijoada, hoje no almoço...
.
Tá tudo meio devagar.

Papo adulto

Eu e Vivi, no MSN:
.
CRECO - Então vc vem hoje pra cá?
VIVI - Vou sim. Chego à noite. Quer que eu leve alguma coisa? O que tá faltando?
CRECO - Ah, traz um litro de Nescau.
VIVI - Só isso?
CRECO - Ah! Não, peraí! Traz uma lata de FARINHA LÁCTEA!
.
Meu café da manhã nunca mais será o mesmo.

quinta-feira, abril 05, 2007

Amém!

Danoninho Potão 100 gramas.


E Deus atendeu às minhas preces.

terça-feira, abril 03, 2007

Ah, o gosto da revanche...

SÃO PAULO - (what's your favourite sexual position?) - Dadas as devidas proporções - porque eu não sou lá grande coisa - eu também já fiz isso. Não sou nenhum milionário famoso mundialmente (e nem pretendo sê-lo, diga-se). É escroto, sim. Mas o gosto de ver a cara do desafeto no chão, como diz o comercial daquele cartão de crédito, não tem preço.
.
Materinha do Terra para ilustrar o que digo.
.
Vocalista do Coldplay se vinga de inimigo de infância
.
O cantor Chris Martin, da banda inglesa Coldplay, se vingou de um inimigo de infância durante o reencontro do ex-alunos de seu colégio primário. De acordo com o jornal The Sun, o músico - que era xingado por ser uma criança tímida e calada - enfrentou seu ex-desafeto. "Me encontrei com este sujeito, que tentou fazer da minha vida escolar um inferno. Ele era um valentão, que dizia que eu nunca seria nada na vida", contou o roqueiro.
.
"Tive um enorme prazer em perguntar-lhe que fazia de sua vida. Ele não está fazendo nada especial. Eu me virei e lhe disse: 'Esta é minha esposa, Gwyneth (Paltrow)'. Ele pareceu muito envergonhado, foi como se o seu rosto caísse no chão", seguiu. "Não costumo ser vingativo, mas esta experiência foi muito doce".
.
Como eu disse, priceless.

Frase do Dia

Como não bastasse se achar melhor que Pelé, Maradona entrou numa de que pode beber mais do que Garrincha.
Tutty Vasques, do No Mínimo.

segunda-feira, abril 02, 2007

Rádio Blá

SÃO PAULO (bro ain't drivin', man!) - Lobão gravou um Acústico MTV. Óh. Como todos os outros, Capital Inicial, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Cidade Negra, Engenheiros do Hawaii e mais bandas que não me recordo (porque nem assim conseguiram se reerguer), um Acústico MTV serve para fazer artista antigo voltar à ativa e ganhar uns trocados. Acho que só com a Legião Urbana não foi assim. Os caras tocaram lá pra divulgar o disco V deles. Que tem Metal Contra as Nuvens, a melhor música que já ouvi.
.
Voltemos a Lobão, pois.
.
Na Folha de S. Paulo, edição de sexta-feira, ele disse o que segue abaixo:
.
Você junta a filosofia de vida que vivemos com toda a inoperância desse sistema com a flacidez comportamental da classe artística, da maioria dos pensadores em geral, dessa intelectualidade de esquerda que fica com namoro embevecido pela singeleza da pobreza: vão tomar no cú. Vamos ser ricos. Vamos crescer. Chega de "Caminhando e Cantando", "Sou coitado".
.
Até que enfim ele percebeu.